Make your own free website on Tripod.com

27 Perguntas sobre as Pessoas da Divindade

Por: John Garcia

Mimijab144000@yahoo.es

Na Eternidade

 

1.          1.   Quantas pessoas divinas estavam no princípio com DEUS? (João 1:1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.)

2.          2.     Quantas pessoas divinas são uma em caráter, em propósito, porém não em pessoa? (João 10:30 - Eu e o Pai somos um; 17:11 - Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e Eu vou para Ti. Pai santo, guarda-os no Teu nome, o qual Me deste, para que eles sejam um, assim como Nós, 21,22 - ...para que todos sejam um; assim como Tu, ó Pai, és em Mim, e Eu em Ti, que também eles sejam um em Nós; para que o mundo creia que Tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como Nós somos umMC 329; PP 11-12).

3.          3.     O que proporciona esta unidade? (I Cor 6:17 - Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com Ele; Efe 4:3,4 - procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; João 17:21,22 - para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um).

 

Na Criação do Universo:

 

       4.    Quantas pessoas divinas e quantos colaboradores acompanharam o Pai na Sua obra criadora?  (PP 11-12).

 

Nos Concílios Divinos:

 

        5.     Quantos seres divinos participam nos concílios divinos? (CS 547)

  1. 6.      Quem queria, sem merecer, fazer parte destes concílios?

  2. 7.      Quem queria fazer parte da divindade?

  3. 8.      Quem queria ser outro filho de Deus? (7CBA 983, 984)

 

Na criação da Terra:

 

  1. 9.     Quantos seres divinos participaram no concílio divino da criação da Terra? (João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez).

  2. 10.    Quantos colaboraram com o Pai nesta obra? (Prov. 8:22-30 - O Senhor Me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo, quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra, então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo).

  3. 11.    A quantos seres divinos somos feitos “imagem e semelhança”?  (Gen 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra, Col 1:15-17 - ...O qual é imagem do Deus invisível, O primogênito de toda a criação; porque nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, e nEle subsistem todas as coisas; Rom 8:29 - Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos).

  4.  

"Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem" (Gên. 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ser consultado sobre a formação do homem, e porque não o foi, encheu-se de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus." Primeiros Escritos, pág. 145

 

No Plano da Redenção:

 

  1. 12.    Quantas pessoas divinas se comprometeram no pacto de paz para salvar o homem? (Zac 6:13 - Ele mesmo edificará o templo do Senhor; receberá a honra real, assentar-se-á no seu trono, e dominará. E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita; e haverá entre os dois o conselho de paz; MC 336-337; Nos Lugares Celestiais p. 12; 5CBA 1123; PP 48-49)

  2. 13.    Quantas pessoas divinas eram as únicas capazes de revelar a Divindade? (MC 329)

  3. 14.     Quantas pessoas divinas poderiam expiar a transgressão? (PP 48-49)

  4. 15.     Existe um “terceiro” que nos ame com o mesmo amor do Pai e do Filho? (CS 469)

  5. 16.     Que pessoa divina gerou  a Cristo em Maria? Quem é o Seu Pai, então?

  6. 17.     Quantas pessoas divinas acompanharam  o Filho encarnado? (João 8:16, 29 - E, mesmo que eu julgue, o Meu juízo é verdadeiro; porque não sou Eu só, mas Eu e o Pai que me enviou ... E aquele que Me enviou está comigo; não Me tem deixado só; porque faço sempre o que é do Seu agrado; 16:32 - Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e Me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo).

  7. 18.    Quantas pessoas divinas conhecem o Filho? Quantas conhecem o Pai? (Mateus 11:27 - Todas as coisas Me foram entregues por Meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e Aquele a quem o Filho o quiser revelar [Lucas 10:22]; João 5:30-38 - Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o Meu juízo é justo, porque não procuro a Minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou. Se eu der testemunho de Mim mesmo, o Meu testemunho não é verdadeiro. Outro é quem dá testemunho de Mim; e sei que o testemunho que Ele dá de Mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e Ele deu testemunho da verdade; Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto para que sejais salvos. Ele era a lâmpada que ardia e alumiava; e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. Mas o testemunho que Eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai Me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de Mim que o Pai Me enviou. E o Pai que Me enviou, Ele mesmo tem dado testemunho de Mim. Vós nunca ouvistes a Sua voz, nem vistes a Sua forma; e a Sua palavra não permanece em vós; porque não credes nAquele que Ele enviou; 6:46 - Não que alguém tenha visto o Pai, senão Aquele que é vindo de Deus; só Ele tem visto o Pai).

  8. 19.    Quantas pessoas divinas testificam do Filho? (João 8:17,18 - Ora, na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Sou Eu que dou testemunho de Mim mesmo, e o Pai que Me enviou, também dá testemunho de Mim; I João 5:7, 9-11 - E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade... Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de Seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o faz, porque não crê no testemunho que Deus de Seu Filho dá. E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em Seu Filho).

  9. 20.    De quantas pessoas divinas se destacam claramente a  individualidade e a personalidade?  (3JT 266-267).

  10. 21.    Com quantas pessoas divinas  somos chamados a ter comunhão? (I João 1:3 - ...sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo; 2:22-24 - Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai).

  11. 22.    Quantas pessoas divinas devemos conhecer (ter um relacionamento) para alcançar a Vida Eterna? (João 17:3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste).

  12. 23.    Quantas pessoas divinas tem, como indivíduos, nomes próprios? Qual é o nome próprio do espírito Santo? (Apoc 14:1 - E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai; Êxo 3:13-15 - Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração; Mateus 1:21 - ela dará à luz um Filho, a quem chamarás JESUS; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados; Deuteronômio 4:15-19 - Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher; ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu; ou semelhança de qualquer animal que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe que há nas águas debaixo da terra; e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu.).

  13. 24.   Onde está o terceiro ser divino que, como pessoa, nos guia e nos acompanha? (I Tes 3:11 - Ora, o próprio Deus e Pai nosso e o nosso Senhor Jesus nos abram o caminho até vós; 1:1-3 - Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam dadas. Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai; I Cor 1:3 - Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo; II Cor 1:2 - Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo; Efe 5:20 - ...sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Judas 1 - Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo; Filipenses 2:10,11 - para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai; Romanos 16:27 - ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!).

  14. 25.    Que pessoa divina nos revela as coisas? (Mateus 16:15-17 - Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas Meu Pai, que está nos céus) Por que meio? (I Cor 2:10 - Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus).

  15. 26.     A quem e a quantas pessoas divinas se devem dar louvor, honra, glória e domínio para todo o sempre? (Apoc 5:13,14 - Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram; 7:10 - ...e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro; Rom 15:6 - Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo; Youth Instructor 7/7/1898)

  16. 27.     Onde está o trono do terceiro ser divino? (Apoc 22:1-3 - E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão; 3:21 - Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; 12:10 - Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite; 20:6 - Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil ano; Efe 5:5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus).

 

Conclusão: Por tanto e em resumo de tudo isto, responda: Quantas pessoas divinas existem e qual é  aposição de cada uma? Deixe que a Bíblia responda: Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por Ele nós também. I Cor 8:5, 6.

 

"Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, O Espírito Santo, a quem o Pai enviará, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7]. Manuscripts Releases Vol.14, página 7.

 

28 Questões para Você Refletir 

Sobre a Divindade

 

Antes de prosseguir com o assunto já tratado aqui em sete partes (sobre o Deus Altíssimo), gostaria de levar o estimado leitor as seguintes reflexões. Procure respostas bíblicas para cada questão antes de passar para a próxima:

1) Quem é Deus?

2) O que Ele é capaz de fazer?

3) O que diferencia Deus de outros “deuses”?

4) São as características de onipotência, a onisciência e a onipresença que diferenciam Deus dos outros “deuses”?

5) Deus pode ser limitado em alguma coisa, tempo e espaço, por exemplo?

6) Pode um Deus habitar dentro de outro Deus?

7) E se pode, qual objetivo disso?

8) Quem habita dentro de nós: Deus ou o poder de Deus?

9) Caso Deus habite dentro de nós: Deus seria humanizado ou a humanidade seria divinizada?

10) Jesus (Aquele que comeu lentilha, peixes, pão e outros alimentos) era:

10.1. Deus, que tornou-se homem e deixou de ser Deus;

10.2. Deus, e continuou sendo Deus, mesmo habitando num corpo humano;

10.3. Era humano e continuou humano;

10.4. Era um ser majestoso, poderoso e único de Sua espécie e que fez um concerto com o Pai de resgatar a humanidade com sua própria vida;

11) Jesus era:

11.1 Verdadeiramente humano;

11.2. Parcialmente humano;

11.3. Deus disfarçado de humano;

11.4. Tão Deus quanto o Pai o é;

12) Poderia Deus, deixar de ser Deus?

13) Quem morreu na cruz:

13.1. Jesus, o homem;

13.2. Jesus, o Deus;

13.3. Jesus, o Deus-homem;

14) Se Jesus era de fato Deus, então, teria Deus morrido na Cruz?

15) E se só a parte humana de Jesus morreu, onde ficou a parte divina (Deus)?

16) Quem ressuscitou a Jesus:

16.1. Por Ele ter vida em Si mesmo, Ele auto-ressuscitou;

16.2. Ainda que tendo vida em Si era dependente do Pai, por isso o Pai O ressuscitou;   

17) A Bíblia afirma que Jesus foi gerado do Espírito Santo e em toda Sua vida viveu cheio do Espírito Santo, então a pergunta é: Se Ele era Deus, qual a necessidade ou razão dEle precisar de “outro Deus” habitando dentro dEle?

18) Jesus era ou não era Deus o suficiente para Si mesmo? Por que precisava (ou dependia) de “outro Deus” para poder ajudá-lo em Sua missão na terra?

19) E depois de Sua ascensão aos Céus, Ele continua dependendo do Espírito Santo: Sim ou Não?

20) Hoje, Jesus é ou não é limitado, devido a Sua condição humana?

21) O que diz Ellen White da limitação de Jesus? E se Ele é limitado, poderia continuar sendo Deus mesmo assim?

22) E quanto ao Pai, Ele precisa (depende) do Espírito Santo, tanto quanto Jesus precisa (depende)?

23) O Pai é mais poderoso ou menos poderoso que o Espírito Santo?

24) O Espírito Santo é:

24.1. Deus, tal qual o Pai o é;

24.2. Algum ser que ocupa no Céu o lugar deixado por Lúcifer;

24.3. Ou o poder de Deus que interage no ser humano;

25) Deus, O Pai, é Espírito (S.João 4:24) ou tem Espírito?  (Apoc.4:5)?

26) No plano da salvação observamos Deus em Cristo reconciliando o mundo, isto é, o grande sacrifício feito pelo Pai e filho em prol da humanidade, mas o que pode se dizer do Espírito Santo, qual foi seu sacrifício?

27) O livro do Apocalipse encerra a história terrestre apresentando o triunfo de Deus sobre o pecado. Ao mesmo tempo apresenta apenas o trono de Deus (o Pai) e do Cordeiro (o Filho), mas onde está o Espírito Santo?

28) Os livros Patriarcas e Profetas (leia o primeiro capítulo) e também o História da Redenção, de Ellen White, quando tratam da criação da terra e tudo que nela contem, não mencionam o Espírito Santo, da mesma forma o livro o Grande Conflito (especialmente os dois últimos capítulos), ela encerra sua narração da Série Conflitos dos Séculos, mencionando e exaltando apenas as figuras do Pai e do Filho, diante da nova eternidade que se inicia, e a completa ausência do Espírito Santo, qual a razão para isso?

Temos muitas outras questões para se refletir, mas no momento estas já são suficientes. Solicitamos aos amigos leitores que enviem suas contribuições ao site através do e-mail notempodofim@ig.com.br; bereanos@adv-bereanos.com.br  ou adventistas@adventistas.com

Pr.Lindenberg Vasconcelos, Sorocaba, SP.

RETORNAR