Make your own free website on Tripod.com

A Divindade Eterna

By Distrital X PG/Tatui

Contestação em itálico e em VERDE após a NOTA!

O TEXTO ORIGINAL ENCONTRA-SE NA INTEGRA NA COR LARANJA

          A palavra Trindade vem do latim eclesiástico trinitate e significa a união “eterna” de três pessoas distintas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) em um só DEUS. É o governo universal das três pessoas divinas.

         Conquanto esta palavra não apareça das Sagradas Escrituras, as mesmas Escrituras revelam constantemente a existência de três pessoas divinas e daí originou o termo Trindade, que quer dizer três.

         A palavra DEUS (no hebraico ELOHIM) significa Plural de Divindade.

_________________________________________________

NOTA: Tem que ser TRÊS para ser plural?

Analisando o texto do idioma hebraico traduzido em Gênesis 1:26 como “Disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”, temos (texto traduzido palavra a palavra):

 

“elohiym (Deus) 'amar (disse) `asah (façamos) 'adam (o homem) tselem (à nossa imagem) damuwth (e semelhança)”

 

A palavra hebraica `asah, traduzida como “façamos”, não é plural. Tanto que em outros versos esta mesma palavra é traduzida como singular, conforme apresentamos abaixo:

 

Fez (`asah), pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.” Gênesis 1:7

 

Fez (`asah) Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. Gênesis 1:16

 

  “Assim fez (`asah) Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.” Gênesis 6:22

 

O plural da frase do original hebraico de Gênesis 1:26 (Façamos o homem à nossa imagem), está na palavra “elohiym”, que significa “Deus”. Seria este plural um “dual” (plural de dois) ou um plural composto?

 

No hebraico, quando ocorre um plural na frase, mas não se especifica o numeral (2, 5, 10, etc.), o plural é de dois. Um exemplo disto temos no texto de Daniel 7:25. 

_____________________________________

         DEUS (ELOHIM) não significa uma única pessoa, mas um só GOVERNO CELESTIAL constituído por três pessoas divinas, que criaram o Universo e estão empenhadas na salvação do ser humano.

__________________________________________________

Nota: Isto não é interpretação humana?

______________________________________

provas da existencia de DEUS-elohim

plural de pessoas divinas

____________________________________________

Nota: Quantas?

______________________________________

         Na Criação do Homem:

         “E disse DEUS (ELOHIM): FAÇAMOS o homem à NOSSA imagem, conforme à NOSSA”. Gên 1:26.

         Na expulsão do Jardim do Éden:

         “Então disse o Senhor DEUS (Elohim): Eis que o  homem é como um de NÓS”. Gên 3:22

         Confundindo a Língua do Povo:

         “Então desceu o Senhor (JHVH) para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam”. Gên 11:5. “Eia, DESÇAMOS e CONFUNDAMOS ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro”. Gên 11:7.

     Chamando Isaías para o ofício profético:

         “Depois disto ouvi a voz do Senhor (JHVH), que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por NÓS? Isa 6:8.

         Desafiando os falsos deuses:

         “Apresentai a vossa demanda, diz o Senhor... tragam e anunciem-NOS  as coisas que hão de acontecer; anunciai-NOS as coisas passadas, para que ATENTEMOS para elas e SAIBAMOS o fim delas; ou fazei-NOS ouvir as coisas futuras. Anunciai-NOS as coisas que ainda hão de vir, para que SAIBAMOS que sois deuses; fazei bem, ou fazei mal, para que NOS ASSOMBREMOS e juntamente o VEJAMOS.” Isa 41:21-23.

         Como podemos notar, os textos são muito claros, pois neles se empregam o pronome na terceira pessoa do plural: NÓS

_____________________________________________________

NOTA: Em PORTUGUÊS a 1ª pessoa do plural significa três? Porque não quatro ou dois ou mil?

_______________________________________________

Assim sendo, como pode DEUS (ELOHIM) ser uma única pessoa se encontramos em várias passagens expressões no plural, confirmando que DEUS (ELOHIM) significa plural de divindade? Com certeza, em todas estas expressões no plural estão as três pessoas da Divindade: DEUS Pai, DEUS Filho e DEUS Espírito Santo.

_____________________________________________________

NOTA: Isto é uma dedução forçada que chega a ofender a nossa inteligência! Novamente pergunto: Plural tem que ser TRÊS?

     Além de que, segundo o Livro “Nisto Cremos” – o livro das nossas doutrinas – na pág 36 (sobre a trindade) expõe que os nomes hebraicos de DEUS denotam as qualidades divinas (atributos) que o autor deseja salientar em cada ocasião em que está descrevendo a sua atuação... Quanto ao “nome El e Elohim (DEUS) revelam o Seu divino poder. Retratam a DEUS como o Todo-poderoso, o DEUS da criação (Gên 1:1; Êxo 20:2; Dan 9:4. Elyon (”Altíssimo”) e El Elyon focalizam o elevado ou exaltado status divino (Gên 14:18-20; Isa 14:14”...

     Portanto o livro das Doutrinas Fundamentais da IASD não aponta para a pluralidade do nome Elohim e no “A Dictionary of the Bible” (Dicionário da Bíblia), Willian Smith diz: “A fantasiosa idéia de que [‘elo-hím] se refere á trindade de pessoas na Divindade dificilmente encontra agora entre os peritos alguém que a apóie. Trata-se daquilo que os gramáticos chamam de plural de majestade, ou denota a plenitude da força divina, a soma dos poderes exibidos por DEUS”.

     Que diz A Inspiração:

Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem à Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora, disse Deus a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem." Gên. 1:26. Ao sair Adão das mãos do Criador, era de nobre estatura e perfeita simetria." História da Redenção, págs. 20, 21...

     Quem disse? Três deuses ou somente o Pai e o Filho?

___________________________________________

PROVAS DE QUE DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO SEMPRE ESTIVERAM JUNTOS

 

         “No princípio criou DEUS (Elohim) os céus e a terra.. e o ESPÍRITO DE DEUS se movia sobre a face das águas”. Gên 1:1-2.

_____________________________________________________

NOTA: Quem é o Espírito de DEUS? Uma segunda pessoa? Não! É Ele mesmo pois ...Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24

_________________________________________________

         “No princípio era o VERBO, e o VERBO estava com DEUS, e o VERBO era DEUS” (o Filho) João 1:1.

         Veja, as três pessoas divinas estão juntas desde o princípio. Por esta razão os textos que acabamos de ler, onde aparecem as expressões no plural indicam que DEUS_ELOHIM realmente significa mais que uma pessoa, mas revelam as três pessoas que estivam na Criação: DEUS Pai, o Verbo (o Filho) e o Espírito de DEUS que é o Espírito Santo.

 

algumas evidencias da trindade no novo testamento

 

         No Batismo de Jesus

         “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de DEUS descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: este é o meu filho amado, em quem me comprazo” Mat 3.16, 17.

_________________________________________________

NOTA: Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher; ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu; Deut 4:15-17.

NA Inspiração: Desejado de Todas as Nações - Capítulo 11: O Batismo - Pág. 111

...Nunca dantes os anjos ouviram tal oração. Anseiam trazer a Seu amado Capitão uma mensagem de certeza e conforto. Mas não; o próprio Pai responderá à petição do Filho. Diretamente do trono são enviados os raios de Sua Glória. Abrem-se os céus, e sobre a cabeça do Salvador desce a forma de uma pomba da mais pura luzfiel embrema dEle, o Manso e Humilde.

Dentre a multidão à beira do Jordão, poucos, além do Batista, divisaram essa visão celeste. Entretanto, a solenidade da divina presença repousou sobre a assembléia. O povo ficou silencioso, a contemplar a Cristo. Seu vulto achava-se banhado pela luz que circunda sem cessar o trono de Deus. Seu rosto erguido estava glorificado como nunca dantes tinham visto um rosto de homem. Dos céus abertos, ouviu-se uma voz, dizendo: “Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo”. Mat. 3:17.

___________________________________________

     Na Formula Batismal:

         “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” Mat 28:19

         Nota: É evidente que Jesus não mandaria batizar em nome de três Pessoas divinas se só existisse uma ou duas.

___________________________________________

NOTA: Porque então, os discípulos desobedeceram a Jesus batizando cerca de 3.000 pessoas (apenas dez dias depois desta ORDEM) somente em nome de JESUS como relata o livro de Atos... No livro todo e em outros livros do Novo Testamento isto continua a ocorrer. Não há um só batismo que segue esta “suposta” ordem (formula) batismal! Quanto à Bíblia de Jerusalém, em nota de RODAPÉ (da edição mais recente, apesar de que em edições anteriores, termos o mesmo conteúdo), nos trás  a explicação: trata-se de um acréscimo – manipulação bíblica – feita por Diocleciano (bispo de Roma, no ano de 196 a.D.) para comprovar uma suposta trindade bíblica...

___________________________________________

         Na Promessa de Enviar o Consolador:

         “E eu (JESUS) rogarei ao PAI, e ele vos dará outro Consolador (o ESPÍRITO SANTO), para que fique convosco para sempre”.  Veja também João 15:26 (Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de Mim;).

______________________________________________________

NOTA: Quem é o Consolador?

Em João 5:36-39, Jesus menciona o que dá testemunho dEle:

Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que ele dá de mim... Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.  O Pai, que me enviou, Esse mesmo é que tem dado testemunho de Mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.  Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem Ele enviou.  Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” João 5:36-39.

Em João 14:20 temos:  Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.”

Jesus disse aos discípulos que dentro em pouco o mundo não mais o veria. Isto era verdade, pois dentro de pouco tempo Ele seria crucificado, e depois ascenderia ao Céu, não sendo mais visto na Terra. Mas Jesus afirma aos discípulos que apesar de o mundo não O ver mais, eles o veriam. Diz ainda que os discípulos conheceriam que Ele estava no Pai, e que Ele, juntamente com o Seu Pai, estaria nos discípulos. Mas Jesus já havia dito que Ele iria para o Seu Pai, e não estaria mais presente com os discípulos (João 14:3). Percebamos que Jesus afirmou que não estaria mais com os discípulos, mas em breve estaria nos discípulos. Sabemos que o fato de Jesus estar em nós significa que Ele habita em nosso coração, segundo a promessa de Apocalipse 3:20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”

Além de ser uma contradição bíblica admitir outro Consolador (intercessor) pois I João diz: I JOÃO 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado (Paracleto) para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Em Hebreus temos: Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. (Heb 7:25).

Portanto, o Consolador é JESUS mesmo... em espírito! Jesus, enquanto humano, abrira mão de sua divindade (Fil 2:5, 6). Após Sua ressurreição foi glorificado e voltou a ter Seus atributos (onipresença é um destes atributos) e em espírito (glorificado) poderia cumprir esta promessa... Paulo comprova que Jesus é espírito – Veja: ...Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. II Cor 3:17 (veja o contexto).

A Inspiração confirma: "Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7]. Manuscript Releases Volume Fourteen, Page 23 and 24.

"Jesus está esperando para soprar o fôlego em todos seus discípulos, e lhes dá a inspiração do Seu santificado espírito, e transfundir a sua influência vital para o seu povo. Ele os faz entender que eles não podem servir a dois mestres daqui por diante. As suas vidas não podem ser divididas. Cristo vive dentro de seus agentes humanos, e trabalha através de suas faculdades, e age pelas capacidades que eles tem. Às suas vontades devem ser submetidas à vontade de Cristo, eles têm de agir com o espírito de Cristo, não devem ser mais eles quem vive, mas Cristo é quem deve viver neles. Jesus está buscando impressionar neles o pensamento que dando o seu Espírito Santo Ele está dando a eles a glória que o Pai lhe deu, para que Ele e o seu povo possam ser um em Deus. Nosso modo e vontade devem estar em submissão à vontade de Deus, enquanto sabendo que ele é santo, justo, e bom". The Signs of the Times, 10-03-92.

__________________________________________

No preâmbulo da Epístola aos Romanos:

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de DEUS ...acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade... Rom 1:1-4

_____________________________________________________

NOTA: Estes versos provam a trindade? Se prova algo é sobre a natureza de Cristo: Pós-lapsariana!

__________________________________________

Na saudação Apostólica:

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. II Cor 13:13

_____________________________________________________

NOTA: Isto prova uma trindade? Prova apenas que Paulo, assim como nós, cria na atuação de DEUS através de seu Santo espírito!

__________________________________________

     No Preâmbulo da Primeira Epístola do Apostolo Pedro:

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão  ...eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. I Ped 1:1-2.

NOTA: O texto de I João 5:7-8, que tem o nome de comma joanina, não deve ser usado para apoiar a doutrina da Trindade por se tratar-se de um a interpolação.

______________________________________________________

NOTA: Isto prova uma trindade? Prova apenas que Pedro, assim como nós, cria na atuação de DEUS através de seu Santo espírito! Quanto ao comma joanino, a interpolação (uma palavra bonita para manipulação, acréscimo) foi feita por volta do 5º século e perguntamos: Qual teria sido o motivo de tal acréscimo? Apenas o de se confirmar a trindade! Porém, tal enxerto hoje tornou-se publico (o mesmo está acontecendo com Mat 28:19)...

___________________________________________

Na Dedicatória às Sete Igrejas do Apocalipse:

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir (o Pai), e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono (o número sete indica perfeição, totalidade; “acredita-se” que se refere ao ESPÍRITO SANTO na plenitude do Seu poder); e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha... Apoc 1:4-5

______________________________________________________

NOTA: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João”. “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas”. (Apoc. 1:1 e 22:16). Este anjo nas sete cartas do Apocalipse é chamado de Espírito: “... Ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (Apoc. 2:7; 2:11; 2:17; 2:29; 3:6; 3:13 e 3:22).  

__________________________________________

O ESPÍRITO SANTO

         Este é o título daquele outro SER ETERNO também conhecido como o OUTRO CONSOLADOR. Assim como o Filho veio consolar os homens e levá-los a compreender o amor do Pai, o ESPÍRITO SANTO é OUTRO CONSOLADOR que veio consolar os homens e levá-los a compreender o grande amor do VERBO ao morrer na cruz para nos salvar.

Sem a atuação do ESPÍRITO SANTO é impossível a compreensão da verdade e a salvação.

___________________________________________

NOTA: Isto significa que o sacrifício de Cristo foi em vão, uma vez que o que realmente salva é o Espírito Santo?

___________________________________________

     “No princípio criou DEUS (Elohim) os céus e a terra...” Gên 1:2.

Que provas a Bíblia nos dá de que o Espírito Santo, em Gên 1:2, chamado O Espírito de DEUS, realmente é uma outra pessoa divina?

O ESPÍRITO SANTO É O SENHOR

“Depois disto ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por NÓS?” Isa 6:8.

Após ouvir a voz do Senhor, o que disse Isaías?

“Eis-me aqui, envia-me a mim” Isa 6:8.

         O que disse o Senhor a Isaías?

“Então disse Ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis...“ Isa 6:9.

         Agora surge a importante pergunta: Quem era este Senhor que falava com Isaías? O apóstolo Paulo esclarece quem era esse SEHOR, dizendo categoricamente:

“E estando discordes entre si, retiraram-se, havendo Paulo dito esta palavra: Bem falou o Espírito Santo aos vossos pais pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo e dize: Ouvindo, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis”. Atos 28:25-26

         Veja, quem foi que disse: “Vai, e dize a este povo...” em Isa 6:9? Não foi o Senhor? E o Apóstolo Paulo, sem vacilar, afirma que foi o ESPÍRITO SANTO, dizendo: “Vai, e dize a este povo...” Portanto, sem sombra de dúvida, aquele SENHOR era o ESPÍRITO SANTO.

___________________________________________

NOTA: Perceba que foi o apóstolo Paulo quem disse no livro de Atos que foi o espírito Santo quem falou por boca do profeta Isaías. Vejamos então quem o apóstolo Paulo cria ser o "espírito Santo", em palavras que também foram ditas por ele: "o espírito Santo...comprou a igreja com o seu próprio sangue" Atos 20:28. Este era quem Paulo cria ser o "espírito Santo" - aquele que comprou a igreja com o Seu próprio sangue. Quem é este? Sabemos que o único que comprou a igreja com o Seu próprio sangue foi Jesus.

 

No evangelho de João, capítulo 12, esta passagem também é comentada, atribuindo as palavras de Isaías 6 a Jesus. Leia os versos 37-41. Note especialmente o verso 41, no qual o apóstolo afirma que Isaías disse tais coisas porque viu a glória de Jesus.

 

A Inspiração confirma o entendimento de que o Santo que foi visto por Isaías era Jesus:

 

"Uma glória indescritível procedia do Personagem sobre o trono, e Seu séquito enchia o templo. ... Querubins postavam-se a cada lado do propiciatório, como guardiões em volta do grande Rei, resplandecendo com a glória que procedia da presença de DEUS.

Enquanto escutava o cântico dos anjos, ao estes exclamarem: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a Terra está cheia da Sua glória" (Isa. 6:3), a glória, o infinito poder e a insuperável majestade do Senhor passaram diante de seus olhos, e ele foi impressionado ao mais profundo da alma...

Os serafins habitam na presença de Jesus, mas ainda assim cobrem com as asas a face e os pés. Ao olharem para o Rei em Sua beleza, cobrem-se a si próprios. Quando Isaías viu a glória de Deus, sua alma foi prostrada ao pó. Em virtude da claríssima visão que graciosamente teve o privilégio de contemplar, ele se humilhou. Este será sempre o efeito sobre a mente humana quando os raios do Sol da Justiça brilham gloriosamente na alma. . À medida que a crescente glória de Cristo é revelada, o agente humano não verá qualquer glória em si mesmo, pois as ocultas deformidades da alma serão expostas, a exaltação e glorificação
Pág. 137
próprias serão extintas. O eu morre, e Cristo vive." VSA, 136, 137

________________________________________

O ESPÍRITO SANTO É SENHOR E DEUS

 

“Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no interior do seu coração, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu DEUS e eles serão o meu povo” Jer 31:33.

Novamente surge a pergunta:

Quem era este Senhor, esse DEUS que escreveria a Lei no coração?

A própria Bíblia responde:

         “E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver DITO: Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos”. Heb 10:15, 16.

         Quem é que está dando testemunho, dizendo: “Este é o concerto que farei”?

         Jeremias diz que é o Senhor e DEUS.

         O escritor da carta aos Hebreus diz que este Senhor e DEUS que está dando testemunho. É o Espírito Santo que escreveria a Lei no coração. E para provar que é o Espírito Santo quem, escreve a lei no coração, lemos:

         “...vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas COMO O ESPÍRITO DO DEUS VIVO, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” II Cor 3:3.

         Portanto, enquanto o FILHO está a direita do Pai, intercedendo por nós, temos o privilégio de ter outro Consolador, que é SENHOR E DEUS, encarregando de escrever a Lei em nosso coração.

______________________________________________________

NOTA: Perceba que o próprio texto utilizado pelo autor com o intuito de provar que o Espírito Santo seria um "Deus", mostra-nos que a verdade não é esta. Leiamos novamente o texto de Hebreus, avançando um verso além do que foi apresentado:

 

E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de HAVER DITO: Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos.

acrescenta:

Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.” Heb 10:15, 16 e 17.

 

O texto acima, escrito por Paulo, fala que é o "Senhor" que diz que escreveria a lei no coração dos homens: "diz o SENHOR: Porei as minhas leis em seus corações". Paulo mesmo, inspirado por Deus, mostra quem é este Senhor:

 

"todavia, para nós há um só Deus, o Pai...e um só Senhor, Jesus Cristo" I Cor. 8:6

 

O texto também diz que é este Senhor quem perdoa nossas iniqüidades. Sabemos que Jesus é o único capaz de obter perdão para nós por meio do Seu sangue, e o Pai é o que nos perdoa, pois Jesus pede ao Pai.

 

Paulo já havia escrito, no capítulo 8 da mesma epístola, que o autor das palavras acima era Jesus. Veja:

 

"Agora, com efeito, obteve Jesus ministério mais excelente, quanto é Ele também mediador de superior aliança...

E, da fato, repreendendo-os diz:

Eis aí vem dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá... Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis" Hebreus 8:6-10

 

Quem firmou a aliança com o povo foi Jesus, por meio do Seu sangue (veja Mateus 26:27-29).

___________________________________________

TEXTOS BÍBLICOS QUE REVELA QUE O ESPÍRITO SANTO É SENHOR E DEUS, portanto uma pessoa divina – a terceira pessoa da divindade

 

Outro CONSOLADOR

João 14:16

“Eu rogarei ao Pai, e ele dará outro Consolador...”

_____________________________________________________

 

NOTA: Continuemos a leitura desta passagem: ...a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece, vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”(João 14:17). No próximo verso ele explica bem claramente: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (João 14:18). A quem os discípulos conheciam? Com que tinha vividos nos últimos três anos?

Veja, a palavra Grega parakletoV (parakletos), traduzida “Consolador” é usada 5 vezes na Bíblia. Quatro vezes a palavra é traduzida por “Consolador”. E, na outra vez, traduz-se por “Advogado”. Porém, nesta única vez emque se traduz como Advogado, temos a confirmação de quem é este CONSOLADOR. Veja: “Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um advogado (parakletos = Consolador) junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2:1) Deus tem claramente revelado que Jesus Cristo é nosso Consolador! Cristo, jamais falou sobre uma terceira pessoa pois:

"Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, O Espírito Santo, a quem o Pai enviará, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7]. Manuscripts Releases Vol.14, página 7.

____________________________________________

Move-se

Gên 1:2

“O ESPÍRITO DE DEUS se movia sobre a face das águas”.

____________________________________________

“"As suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder como a Sua divindade, ... se vêem pelas coisas que estão criadas." Rom. 1:20. Mas o seu testemunho poderá ser compreendido apenas mediante o auxílio do Mestre divino. "Qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11.

 

"Quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade." João 16:13. Exclusivamente pelo auxílio daquele Espírito que no princípio "Se movia sobre a face das águas" (Gên. 1:2), pelo auxílio daquela Palavra pela qual "todas as coisas foram feitas" (João 1:3), e daquela "luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo" (João 1:9), pode o testemunho da ciência ser corretamente interpretado. Apenas sob sua orientação se podem discernir suas mais profundas verdades.

Unicamente sob a direção do Onisciente, habilitar-nos-emos a meditar segundo os Seus pensamentos, no estudo de Suas obras.” Educação, pág. 134

 

Quem era o “Espírito que se movia sobre as águas, a Palavra pela qual todas as coisas foram feitas e a luz verdadeira”? A Bíblia mesmo nos responde:

 

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” João 1:1-4

 

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12

 

Assim, notamos que Jesus nos diz através do Seu testemunho que o “Espírito que se movia sobre a face das águas” era Ele.

____________________________________________

Possui Força e Poder:

Miquéias 3:8

“Mas de certo eu sou cheio da força do Espírito do Senhor...”

______________________________________________________

Nota: Possui (o espírito) ou o verso está apenas afirmando que o profeta está “cheio” da força do Senhor?

______________________________________________________

Ensina:

João 14:26

“Mas aquele Consolador... vos ensinará todas as coisas”

 

GUIA:

João 16:13

“Ele vos GUIARA em toda a verdade...”

 

Convence:

João 16:8

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”.

 

Fará LEMBRAR:

João 14:26

“...e vos fará LEMBRAR de tudo quanto vos tenho dito”.

____________________________________________________

Nota: Se JESUS não ensinar, não guiar, não convencer, não fazer lembrar, quem o fará?Como demonstramos anteriormente, o Consolador é o Jesus Glorificado... Agora com todos os atributos divinos pode nos ensinar tudo (João 20:19 nos mostra que Jesus após a sua ressurreição voltou a ter a Sua divindade outrora deixada nos céus – Fil 2:6-8).

__________________________________________

AJUDA:

Rom 8:26

“...O Espírito AJUDA as nossas fraquezas”

INTERCEDE:

Rom 8:26

“...mas o mesmo Espírito INTERCEDE por nós”.

 

GEME:

“...com GEMIDOS inexprimíveis”.

____________________________________________

NOTA: Quem é este espírito? Só pode ser o JESUS glorificado que em espírito habita em nós (Apoc 3:20). Se não, estaria a Bíblia mentindo quando afirma que:

...há um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, (I Tim 2:5).

“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” - II Coríntios 3:17

...todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. I Cor 8:6.

_____________________________________________

SE ENTRISTECE

Efésios 4:30

“E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO de DEUS”.

___________________________________________

NOTA: ...de DEUS! UM DEUS dono de outro DEUS? É claro que o espírito é de DEUS e portanto quem fica triste é o próprio DEUS (João 4:24).

___________________________________________

IMPEDE

Atos 16:6

“...foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra”.

___________________________________________

NOTA: Quando oramos não oramos para ouvir a resposta de DEUS? Pois os discípulos ouviram e entenderam que não deviam anunciar...

___________________________________________

PENETRA; PERSCRUTA

I Cor 2:10

“...porque o Espírito penetra (sonda, perscruta) todas as coisas”

 

Restringe

Miquéias 2:7

“...tem-se restringido o Espírito do Senhor?”

__________________________________________

NOTA: Em todas as passagens que temos escrito espírito Santo, observe o contexto e identifique se é ao Pai ou ao Filho que o autor do livro está se referindo!

__________________________________________

SENTE CIÚMES

Tiago 4:5

“...O Espírito que em nós habita tem ciúmes?”

__________________________________________

Nota: Mesma consideração (quanto ao contexto) acima! Porém pergunto: Que habita em nós, uma vez que somos o templo do espírito Santo? Jesus! (Apoc 3:20).

__________________________________________

PODE SER BLASFEMADO

Mat 12:31

“...mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens”.

_________________________________________

Nota: Cristo viera fazendo milagres com o poder do Pai (pelo espírito do Pai) e os fariseus estavam atribuído isto ao poder do inimigo! Foi neste contexto que Ele fez esta afirmativa: Tudo, menos isto!

_________________________________________

PODE SER OFENDIDO (ULTRAJADO)

Hebreus 10:29

“...e fizer agravo ao Espírito da graça”

_________________________________________

NOTA: Repito - Em todas as passagens que temos escrito espírito Santo, observe o contexto e identifique se é ao Pai ou ao Filho que o autor do livro está se referindo! Mas mesmo assim pergunto: Pela graça de quem somos salvo? JESUS!

__________________________________________

FALA (deve ter boca)

João 16:13

“...não FALARÁ de si mesmo”

 

OUVE (tem que ter ouvidos)

João 16:13

“...mas dirá tudo o que tiver OUVIDO”

___________________________________________

NOTA: O seu disco CD “fala” sem ter boca; o seu microfone “ouve” sem ter ouvido”. Além de que aqui ainda estamos falando do Consolador, o nosso Advogado Jesus!

___________________________________________

Tem o SEU NOME na Fórmula Batismal

Mat 28:19

“...batizando-as em nome do Pai, do Filho e do ESPÍRITO SANTO”.

___________________________________________

NOTA: Porque dez dias depois desta “formula” ter sido “dita” pelo nosso Senhor Jesus, não foi executada pelos discípulos? Certamente, como hoje sabemos, os homens querendo impor-nos uma doutrina pagã, executaram uma “manipulação” no texto sagrado! Marcos confirma que Cristo não citou esta formula batismal... A Bíblia de Jerusalém também confirma, inclusive, em sua última edição, nos trás o nome do autor da manipulação sacrílega!

__________________________________________

Estes atributos só podem ser possuídos por um SER PESSOAL, e esse SER PESSOAL é o ESPÍRITO SANTO.

__________________________________________

NOTA: ...de DEUS, o Pai ou de nosso Senhor, Jesus Cristo!

__________________________________________

EXPRESSÕES QUE SÃO ULTILIZADAS POR AQUELES QUE AFIRMAM QUE ELE É UMA FORÇA ATIVA E NÃO UMA PESSOA DIVINA

1.      DERRAMAR – “...do meu Espírito derramarei” Atos 2:17

2.      Encher – “...enchei-vos do Espírito” Efésios 5:18

3.      BATIZAR – “...ele vos batizará como Espírito Santo, e com fogo” Mat 3:11

4.      CAIR – “E dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos” Atos 10:44

Dizem: Como pode espírito ser uma pessoa? Como pode uma pessoa derramar, encher, batizar, cair? São estes os recursos de que alguns se servem para afirmar que o Espírito santo é apenas uma força ativa.

FORÇA DE EXPRESSÃO OU FIGURA DE LINGUAGEM:

         Como podemos saber que as expressões DERRAMAR; ENCHER; BATIZAR; CAIR; são simplesmente FORÇA DE EXPRESSÃO ou FIGURA DE LINGUAGEM, usadas para descrever o poder a força da PESSOA do OUTRO CONSOLADOR ou ESPÍRITO SANTO?

__________________________________________

NOTA: Agora nestas passagens é Força de Expressão ou Figura de Linguagem... Nas outras passagens, não?

__________________________________________

Para ANALISAR; REFLETIR; PENSAR:

         É a PESSOA do ESPÍRITO SANTO quem ENCHE; DERRAMA; BATIZA; CAI ou é o poder e força dEle que faz estas coisas?

         Deixemos que a própria Bíblia responda:

“Mas de certo eu sou cheio da força do Espírito do Senhor, e cheio de juízo e ânimo” Miquéias 3:8.

Veja, está claro: A força e o juízo não são Ele, mas o poder dEle.

___________________________________________

NOTA: EXATO! Porém, responda: Espírito de Quem?Do Senhor (Jesus)!

___________________________________________

“E Jesus, cheio do ESPÍRITO SANTO, voltou do Jordão” Lucas 4:1

         Surge a pergunta:

         Estava Jesus cheio do Espírito SANTO ou do PODER do ESPÍRITO SANTO?

         A Bíblia responde:

         “Então pela virtude (poder) do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia” Lucas 4:14

____________________________________________

NOTA: Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de Mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. João 8:28. Jesus era totalmente dependente do poder do Pai, uma vez que ao ser encarnado, deixara TODA a Sua Divindade nos céus (Fil 2:6). É este espírito Santo (o Pai agindo através de Jesus) que o levou até o deserto da tentação e agora o traz de volta à Galiléia!

__________________________________________

 Notaram? São apenas expressões figuradas ou simplesmente FORÇA DE EXPRESSÃO. É fácil entender. Sejamos Humildes!

__________________________________________

NOTA: Humildade é o que não nos falta! Basta nos mostrar um único verso afirmando que o ESPÍRITO SANTO é uma terceira pessoa (um DEUS) que imediatamente deixaremos de estudar com a humildade de quem nada sabe e que quer apenas aprender para não QUEBRAR O PRIMEIRO MANDAMENTO: Não terás outros deuses diante de Mim! Êxodo 20:3

Mas, não estaria faltando HUMILDADE aos nossos “teólogos profissionais” quando insistem em afirmar, sem base bíblica (quando muito usando passagens descontextualizadas), que o espírito DIVINO seria uma terceira pessoa e não a simples manifestação miraculosa do Pai ou de Seu Filho, JESUS, o nosso Salvador e Advogado? Será que estão apenas protegendo os seus empregos, colocando assim, em risco a vida (eterna) de milhares de pessoas que ingenuamente continuam crendo em doutrinas de homens? Senhores pastores e teólogos, leiam: Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Apoc 22:15

___________________________________________

Analisemos estes versos:

“Mas revesti-vos do Senhor Jesus” Rom 13:14

é Jesus alguma peça de vestuário para nos revestirmos dEle?

Agora veja a explicação da própria Bíblia:

“Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me (revestiu-me de forças, segundo outra Versão)” II Tim 4:17.

Notaram? A Bíblia explica-se a si mesma.

O que os textos querem dizer é que as pessoas ficaram cheios do poder do CONSOLADOR, o ESPÍRITO SANTO, e não da PESSOA dELE em si.

____________________________________________

NOTA: Não devemos ir além do texto! Esta é a mesma idéia apresentada em Efésios 6. Todos nós entendemos o simbolismo, mas daí afirmar que estamos falando de uma terceira pessoa e não do próprio SALVADOR, isto sim é Blasfemar do espírito de DEUS, e isto é imperdoável! Mat 12:31

____________________________________________

         Alguns afirmam que o Espírito Santo não pode ser pessoa, mas veja que a própria Bíblia diz:

         “DEUS é Espírito...” João 4:24

         “O Senhor é Espírito...” II Cor 3:17

____________________________________________

NOTA: Evidente que sim! Ambos compartilham do mesmo espírito (Rom 8:11). Além de que Paulo, na mesma carta ao Corintios nos define muito bem esta relação Divina; recordemos: ...e que não há outro Deus, senão um só. Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. I Cor 8:4-6

____________________________________________

ANALISE; PENSE:

DEUS é ESPÍRITO e é uma PESSOA DIVINA

____________________________________________

NOTA: Isto está na Bíblia!

___________________________________________

O SENHOR JESUS é ESPÍRITO e é OUTRA PESSOA DIVINA

___________________________________________

NOTA: Isto está na Bíblia!

___________________________________________

O ESPÍRITO SANTO é ESPÍRITO e é OUTRA PESSOA DIVINA,

___________________________________________

NOTA: Isto NÃO está na Bíblia! Cadê o verso bíblico para confirmar (como nas duas primeiras afirmativas) o que está sendo dito?

___________________________________________

...pois fala, ouve, consola, geme. Se entristece, tem ciúmes, Se ofende, Se restringe, sonda, envia, intercede; e também as pessoas são batizadas em SEU NOME.

___________________________________________

Nota: Tudo isto já foi contestado nas páginas anteriores! Mas agora podemos incluir mais uma questão: Se os discípulos NÃO batizavam em nome de uma trindade (pois realmente não foi dita para se fazer assim) mas somente em Nome de JESUS – conforme vemos em todo o livro de ATOS (escrito pelo mais meticuloso dos escritores bíblicos, que mereceu inclusive um estudo todo especial sobre “inspiração” e que chamamos de “inspiração lucana”) e em outras passagens do Novo Testamento – o nosso batismo não estaria errado e por isto sem validade?

___________________________________________

     Devemos tomar cuidado, pois o SENHOR DEUS; O ESPÍRITO SANTO, pode Se entristecer conosco, mas também pode ajudar-nos em nossas fraquezas e guiar-.nos no caminho da verdade. Então, vamos tomar muito cuidado para não agravar (ofender) o SENHOR, o ESPÍRITO SANTO; pois poderemos estar cometendo o pecado de blasfêmia contra ELE, e esse pecado não tem perdão.

____________________________________________

     NOTA: Segundo as Sagradas Escrituras, pecado imperdoável estaremos cometendo se “atribuirmos” a obra do Pai ao inimigo! Quando colocamos um outro deus diante dEle é que estaremos cometendo o pecado de blasfemar contra Ele... Lei ao contexto de Mat 12 (principalmente o verso 24) e veja que se atribuirmos a Sua obra a um “outro” deus, estaremos renegando o Verdadeiro Criador!

____________________________________________

A VOZ AUDÍVEL DO ESPÍRITO SANTO É OUVIDA NA IGREJA DE ANTIOQUIA

 

“E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores... e, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o ESPÍRITO SANTO: APARTAI-ME A BARNABÉ E A SAULO para a obra que os tenho chamado” Atos 13:1 e 2.

Veja, não era sonho, não era visão, era a voz audível da PESSOA DO ESPÍRITO SANTO, o OUTRO CONSOLADOR; falando em plena reunião a todos os que estavam na igreja, naquele momento.

O que fizeram ao ouvirem a Ordem expressa?

Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles (Barnabé e Saulo) as mãos, os despediram” Atos 13:3

_____________________________________________

NOTA: Segundo a Bíblia (I Cor. 8:6), há um só Senhor, Jesus Cristo. Assim sendo, o texto de Atos está dizendo que os apóstolos estavam servindo a Jesus, quando então Ele (Jesus) disse: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. É Jesus quem envia os homens para a obra, e foi Ele quem chamou a Saulo e a Barnabé para a Sua obra. A continuação deste texto de Atos deixa isto mais claro – verso 4: “Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.”

Compare o texto acima com o texto de Lucas 10:1,3: “Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.”

Não nos esqueçamos que o Senhor é Jesus (I Cor. 8:6). É o Senhor Jesus que separa os homens para a Sua obra. O texto de Atos que lemos mostra Jesus, chamado nesta ocasião de “Espírito Santo”, enviando Saulo e Barnabé para a Sua obra. O próprio apóstolo Paulo (que teve seu nome mudado de Saulo para Paulo por Jesus), mais a frente no livro de Atos deixa bem explícito que o “Espírito Santo” que separava os homens para o Seu serviço era Jesus Cristo – Atos 20:28: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28

Sabemos que quem comprou a igreja de Deus com Seu próprio sangue foi Jesus Cristo... Além de que, AFIRMAR que ouviram literalmente (e não espiritualmente) a Sua voz é interpretação humana; é afirmar algo que o texto bíblico não diz (Epa! Texto fala?). 

_________________________________________

O ESPÍRITO SANTO, O OUTRO CONSOLADOR, FALA A FELIPE

 

         Como ouviu Felipe a voz da PESSOA SO ESPÍRITO SANTO a lhe falar à beira da estrada para que pregasse ao etíope que regressava de Jerusalém em uma carruagem?

“E disse o Espírito ao etíope: Chega-te, ajunta-te a esse carro” Atos 8:29.

SUPER INTERESSANTE: Era um acontecimento de momento. A carruagem andava em velocidade bem maior que o andar de Felipe. Quando o Espírito SANTO lhe disse: ”Chega-te, e ajunta-te a este carro”, ele teve que correr para acompanhar o andar da carruagem. Veja, não era sonho, não era visão. Era de fato o que acontecia à beira da estrada e Felipe teve que correr para acompanhar e perceber o que o etíope estava lendo.

“E, correndo Felipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?” Atos 8:30

Notaram? Não era visão, mas era a voz audível da pessoa do espírito santo falando a Felipe à beira da estrada.

__________________________________________

     NOTA: O que tem a ver toda esta explicação sobre o verso 30 com o falar do espírito (que como vimos acima – nota anterior - aqui também é a voz de Jesus em espírito)? Isto me faz lembrar as escusas daqueles magos ao “tentar enrolar” Nabucodonosor, mostrando-se incapazes de interpretar aquele sonho e sendo rechaçado pelo mesmo (Dan 2). E por fala em Daniel, porque ele – no cap 10, versos 7 a 9 – ouviu a voz de Miguel e os que estavam à sua volta não ouviram? E o que dizer de Paulo na estrada de Damasco que também ouviu e VIU a JESUS e os que estavam à sua volta ouviram mas não O viu? Voz espiritual, irmãos... não de uma pessoa!

________________________________________

UM LUGAR NO TRONO CELESTIAL

 

         De acordo com as Escrituras, DEUS PAI Se assenta à esquerda e DEUS FILHO à direita. Veja:

“Disse o Senhor (Pai) ao meu Senhor (Filho): Assenta.Te à minha mão direita...” Sal 110:1

Quantas pessoas divinas nós encontramos aqui? DUAS!

Vemos um Senhor (DEUS FILHO) assentado á direita de outro SENHOR (DEUS PAI).

Agora note estes textos:

“E olhei, e eis que estava no MEIO do TRONO... UM CORDEIRO” Apoc 5:6

“Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará... Apoc 7:17.

Veja, se existe o MEIO DO TRONO é porque existem DUAS EXTREMIDADES: a extremidade da direita e a extremidade da esquerda.

Daqui não há como escapar!

Nós já vimos que a extremidade da esquerda é ocupada por DEUS, o PAI; no meio e à direita de DEUS, o PAI, está DEUS, o FILHO.

Agora surge a pergunta mais importante deste estudo: Quem poderia ocupar a extremidade da direita do trono celestial?

Somente UM SER ETERNO poderia ocupar esse SANTO LUGAR Á DIREITA DE DEUS, O FILHO.

E o nome dEle é: O OUTRO CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO.

Assim, o trono ESTÀ COMPLETO!

DEUS PAI à esquerda:

DEUS FILHO à direita de DEUS PAI e no meio; e

DEUS ESPÍRITO SANTO à direita de DEUS FILHO.

ENTENDERAM?

______________________________________________________

NOTA: O quê que é isto! Nem o “Mandraque” pensaria nisto! Isto é uma afronta à nossa inteligência... Usar Apoc 5:6 para afirmar que se existe o meio do trono é porque existem os extremos (direita e esquerda), é uma infantilidade, se é que as crianças ainda acreditam em papai-noel! Se assim fosse – o trono físico e não uma clara referência à sala do trono – como entender que o Cordeiro estava no “meio do Trono”; no meio dos 4 seres viventes e no meio dos 24 anciãos? Além de que o Apocalipse 5 (e 7) ainda não fala de um Cordeiro entronizado, o que só vem a acontecer no capítulo 18...

____________________________________________

Aqui está a DIVINDADE: o Deus-Elohim de Gênesis 1:1!

“No princípio criou DEUS (Elohim) os céus e a terra” .

“E disse Deus (Elohim): Façamos o homem à NOSSA imagem, conforme à NOSSA semelhança...” Gên 1:26.

“Portanto ide, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do PAI, e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO” Mat 28:19.

Aqui está a TRINDADE ETERNA: Amém!
________________________________________________

     NOTA: Escreveu, escreveu muito (Será que é para vencer pelo cansaço? Estou até zonzo.)! Este “estudo” me faz lembrar o meu cachorrinho que adora correr atrás do próprio rabo e nunca chega a lugar nenhum! Que DEUS possa um dia tirar a venda destes irmãos que estão cegados pelo inimigo e que então eles possam deixar de arrastar outros para a perdição. Esta é a minha oração. Amém!

 

“Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma”.         Eze 33:8, 9.

 

Dúvidas! notempodofim@ig.com.br

 

NOTA: Certamente os irmãos teriam algo a acrescentar ou refutar as nossas colocações... Se nos enviarem as suas colaborações teremos o máximo prazer em publicá-las aqui neste espaço!

RETORNAR