Make your own free website on Tripod.com

O Ritual do Santuário

By M. L. ANDREASEN

 

Irmãos em Cristo:

Na década de 1950 a liderança americana da IASD entrou em acordo com líderes porta-vozes evangélicos americanos (Martin & Barnhouse), para que a IASD não mais fosse considerada uma seita, mas sim uma igreja como as demais igrejas evangélicas. Tanto assim que já em 1959, a IASD passou a fazer parte como membro cooperador do Concílio Nacional de Igrejas dos Estados Unidos, uma organização ecumênica.

Para tanto, a IASD deveria abdicar de certas doutrinas fundamentais dos pioneiros adventistas, as quais são apoiadas pelo Espírito de Profecia de Ellen G. White. Dentre essas doutrinas fundamentais está a da Expiação, que os protestantes crêem ter-se completado no Calvário, porque eles não crêem na doutrina do santuário celestial.

Mas a verdadeira posição adventista que a Sra. White escreve em seus livros, baseada na Bíblia, é que no Calvário encerrou-se apenas a primeira fase do processo da Expiação, a qual continuou no santuário celestial, após CRISTO ter ascendido ao céu, fazendo intercessão com Seu sangue em favor do pecador crente e arrependido.

Assim, para agradar aos teólogos protestantes e iludir os adventistas, os teólogos da IASD (L.E. Froom, R.A. Anderson, Walter Read, etc.), apoiados pelo Presidente da Conferência Geral, R. Fighur, a partir de 1956, mudaram a terminologia, e passaram a ensinar que a Expiação completou-se no Calvário, e que CRISTO no santuário celestial fazia apenas a aplicação dos benefícios da expiação completada no Calvário. Essa nova posição dos teólogos adventistas contraria inteiramente o Espírito de Profecia. Esta última carta da série escrita pelo Pr. Andreasen, que é considerado uma autoridade na doutrina do Santuário, trata desse importante tema da Expiação...

Na ocasião, uma das raras vozes oficiais que se levantaram contra esse compromisso apóstata foi a do Pr. Andreasen (1876-1962), conhecido entre nós brasileiros como o autor do livro O Ritual do Santuário. Depois de tentar em vão fazer-se ouvir pela liderança apóstata da Igreja, ele escreveu seis longas cartas às igrejas adventistas de todo mundo, denunciando toda essa conspiração ecumênico-doutrinária. Devido ao protesto do Pr. Andreasen, a Associação Geral, em 06.04.61, tirou suas credenciais e sua pensão por aposentadoria.

Só depois que uns irmãos do sul da Califórnia, revoltados com a injustiça feita ao Pr. Andreasen, ameaçaram não encaminhar mais o dízimo à Organização, é que a Associação Geral voltou a pagar sua aposentadoria, mas isto já perto de sua morte, que ocorreu em 19.02.62. Em 01.03.62, após sua morte, a Associação Geral restaurou as credenciais do Pr. Andreasen.


Pela introdução acima, podemos quase afirmar que o pastor Andreasen foi um adventista leigo, na sua época. Os irmãos poderão ler todas as suas 6 cartas escritas para a igreja, no site: http://geocitiesyahoo.com.br/cartas_andreasen/ O pastor Andreasen foi o pastor que mais estudou o tema sobre o santuário na IASD. Seu livro, "O Ritual do Santuário", foi e ainda é o melhor material para compreenderemos sobre o assunto do santuário.

Temas que hoje em dia estão em discussão, como: o apagamento dos pecados, o registro dos pecados, o dia da expiação, e etc podem ser entendidos com clareza pelo conhecimento e pela didática utilizada pelo pastor Andreasen. Muitas dúvidas contemporâneas, não precisariam existir, se tivéssemos este livro à nossa disposição no passado próximo.

Mas infelizmente, na década de 70, a IASD recolheu sistematicamente este livro em todas as igrejas, e são raros os exemplares hoje em dia. Após terminar a leitura do livro, pudemos entender alguns "porquês" da extinção deste livro. Segue alguns deles: 

1-) Como este livro foi escrito na década de 50, a trindade ainda não tinha se oficializado dentro da IASD, e consequentemente o livro fala somente do Pai e do Filho!

2-) Outra verdade deixada bem clara, é a de que para ser salvo, o homem precisa deixar de pecar, e hoje a teologia é outra!

3-) Ele mostra a rivalidade que havia entre os sacerdotes e os profetas, e aplica aos pastores atuais!

4-) E obviamente explica tudo sobre o cerimonial do santuário terrestre relacionado ao celestial, tema que a IASD hoje está descartando!

Em anexo uma cópia deste livro, que foi todo redigitado, para ser publicado em seus sites. Ainda não foi feita uma revisão completa, portanto agradecemos de antemão o envio de correções na escrita, que nos ajudará na revisão final.

Imprimam e leiam, pois as verdades dos nossos antepassados devem ser reescritas, quando o fim estiver próximo. 

Que Deus continue convosco!

Silas Jäkel 
Adventistas Históricos da Penha (Leigos)
Caixa Postal 48342 – São Paulo – Cep: 03512-970
Email: advhstpenha@hotmail.com
Telefone: 0XX11.6852.3411

 

CLIC - O Ritual do Santuário

 

RETORNAR